17 março 2010

MAIS DICAS DO TOSCANA

Como vocês podem ver, o livro do David Toscana "O Último Leitor" é uma fonte riquíssima de dicas literárias, hoje vou postar mais um pouquinho, mas quem puder ler o livro na íntegra eu recomendo muito que o faça.


Pg 89, Lucio revoltado:
"A mulher se aproxima de Lucio. Você não parece muito contente. Ele senta no chão e esfrega as mãos na areia. Todos buscam o final feliz, o rosto sorridente, romper com o destino natural, evitar a tragédia; perseguem coisas banais e insossas, leves e afeminadas: recusam-se a fazer literatura."

pg 101, conhecendo um bom romance: "Lucio decide ler o último parágrafo porque sabe que um bom final é sinal de um bom romance. Com os começos não acontece a mesma coisa."

pg 105, pleonasmos: "... para que você diz pequenas gotículas se a gotícula já é pequena sem o adjetivo?"

pg 109, sobre analogias (e sobrou até pra Bíblia, hehehe): "Em seguida o anjo me mostrou um rio de água de vida, claro como cristal, Claro como cristal? questiona Lucio, não conheço analogia mais medíocre, talvez a de alguns narradores nórdicos que falam de rostos brancos como a neve sem pensar no povo do deserto que jamais viu nevar. (...) Em que pese receio pelas analogias, Lucio quase nunca condena um livro ao inferno por mais ordinários que sejam, nem mesmo quando, em vez de precisar, desorientam o leitor: sentiu-se como se o mundo desabasse sobre sua cabeça, como o último homem da terra, idéias incabíveis para Lucio, palavras vazias mas toleráveis".

pg 110, "só entregava o romance imediatamente para as baratas, sem se importar com o quanto estivesse lhe parecendo atraente, quando o autor recorria ao cinema para se fazer entender. Duas semanas atrás condenou um romance por esse motivo: Ao pegá-la pela mão, James sorriu como Peter O'Donohue em O Vale das Gaivotas, que Mary Anne tinha visto pelo menos dez vezes na enorme tela do cinema da rua oito. E como vou imaginar esse sorriso?, exclamou Lucio, que há anos não entrava numa sala de cinema. (...) Despreza o cinema, mas sua aversão por esses autores se baseia em outra coisa. Não merecem ser chamados de escritores, pensa, se em vez de se darem ao trabalho de descrever um sorriso, um penteado, um olhar, uma atitude, preferem me mandar ver um filme".

Espero que as dicas tenham sido tão úteis como foram para mim!

Abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas....adoro ler e vou deixar uma dica aqui pra vcs, o livro A Ordem é Amém de John Chelh eu li e achei excelente espero que gostem!!!



sinopse:
Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

ele esta no site:

www.seteseveneditora.com.br

Francine Cruz disse...

oi suelen obrigada pelo comentário e pela dica!